Apartamento Show - Blog de Decoração

Os 3 principais erros que um síndico não pode cometer

Equipe Sacada Glass
Condomínio,
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Hoje nosso conteúdo é para o síndico. Tanto para quem já ocupa o cargo de síndico quanto para quem aspira essa importante função administrativa.

Fique com a gente por mais alguns minutos e descubra os 3 principais erros que um síndico NÃO pode cometer.

Em muitos condomínios a presença de um síndico especializado é exigida pelos condôminos. O síndico é o administrador pessoal de um condomínio. Para ocupar essa vaga ele precisa, além de experiência, ter conhecimento sobre o Código Civil.

Entretanto, muitos síndicos amadores, sem conhecimento prévio das atividades, são convidados a assumir a vaga por simpatizarem com moradores do condomínio.

Bom, independente das circunstâncias da contratação de um síndico o aperfeiçoamento no cargo é indispensável. Um síndico sério precisa saber não só o que fazer como também o que não fazer.

Em vista disso, observamos os 3 principais erros cometidos por síndicos profissionais e amadores e destacamos soluções para suprir esses erros.

1 – Falta de conhecimento técnico

Existem síndicos que desconhecem a convenção condominial e pontos específicos da legislação aplicada aos condomínios. Os artigos 1.331 a 1.358 do Código Civil devem ser respeitados e não devem ser criadas normas ilegais na resolução de problemas comuns do condomínio.

Um exemplo disso é fazer proibições sobre áreas comuns do condomínio, como o salão de festas. Outro exemplo é limitar vagas no estacionamento sem critérios ou embasamento para essa tomada de decisão. Portanto, a dica é conhecer a parte jurídica para não oprimir os direitos e deveres de nenhum morador ou visitante do condomínio buscando se aperfeiçoar constantemente.

2 – Abuso de autoridade

Obter vantagens pessoais diante de outros moradores é um erro que alguns síndicos experientes e amadores cometem. Fazer uma obra sem o consentimento da assembleia condominial, mesmo que seja com boas intenções, pode ser visto como um abuso de poder.

Existem síndicos que costumam exigir levantamentos semanais, realizar assembleia todos os meses e saturam outros setores da administração do condomínio com excesso de tarefas desnecessárias. Isso é algo que deve ser trabalhado seguindo modelos de administração condominial que deram certo. Um bom administrador deve se espelhar em modelos profissionais que provaram dar certo em outros condomínios.

Uma solução para não abusar de sua autoridade como síndico é conhecer os limites conferidos ao cargo e não ultrapassá-los. Respeitar os direitos de outros moradores é o maior exemplo que um síndico pode dar na busca por um ambiente harmônico entre todos em um condomínio.

3 – Corrupção ativa

Pior do que abusar da autoridade na função de síndico é abusar da confiança de outros moradores. A prática de corrupção ativa, com desvio de valores, orçamentos superfaturados em obras do condomínio e uso dos recursos financeiros arrecadados para fins pessoais é a pior demonstração de caráter de um administrador.

O Brasil é um país onde a corrupção se destaca em várias esferas do poder público e se ramifica para todos os outros setores da sociedade. Não permitir que isso ocorra na administração de um condomínio é essencial para quem ocupa um cargo de responsabilidade como o de um síndico. O bom síndico deve ser transparente e manter os detalhes de sua administração visíveis aos outros condôminos. Manter a transparência sobre os valores arrecadados, o quanto foi arrecadado em determinado período e de que forma foi utilizado esses recursos financeiros é muito importante.

É isso! Ficaremos muito gratos se você puder compartilhar mais alguns erros ou mesmo sua opinião sobre o artigo.

Forte Abraço
Time Sacada Glass (Apartamento Show)



Instagram Sacada Glass

  • J ouviu falar na cortina de vidro? Como o prprio
  • Ser pai  mais que gerar um filho  dar
  • Voc sabia que o envidraamento de sacadas  um sistema
  • Voc sabia que at mesmo em apartamentos pequenos o envidraamento
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×