Apartamento Show - Blog de Decoração

7 Dicas para Planejar Facilmente um Orçamento Familiar

Equipe Sacada Glass
Finanças, Organização
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Organizar as finanças pode ser o começo de um período duradouro de prosperidade. Significa realizar projetos, fugir das dívidas e claro, prover mais qualidade de vida para a família. Você consegue isso observando e controlando melhor seu dinheiro. Mas claro, isso requer disciplina e comprometimento de toda a família. Mas a partir do primeiro passo e boa conscientização de todos, isso se torna um hábito.

Envolver todos ao planejar o orçamento familiar, vai fazer com que cada membro da família se comprometa e se responsabilize para atingir os objetivos individuais ou em conjunto, como uma viagem, uma faculdade ou a compra de um imóvel, por exemplo.

Confira abaixo, algumas dicas para realizar um planejamento financeiro familiar:

#1) Analise as finanças pessoais do ano anterior

Algumas famílias preferem organizar as finanças pessoais logo no começo de cada ano. Esta atitude, no entanto, não precisa ser obrigatoriamente obedecida, de modo que é possível começar um planejamento do orçamento familiar em qualquer momento. O ano anterior deve servir como base para se verificar os gastos desnecessários, por exemplo. Dessa maneira, é possível que haja uma maior economia de dinheiro.

#2) Estabeleça metas para a família

Quando se tem objetivos bastante claros em mente, torna-se muito mais fácil torná-los realidade. As metas podem tanto se referir a algo que poderá ser adquirido, como uma poupança que poderá ser aberta ou qualquer outro tipo de coisa que se deseje alcançar. Com isso, torna-se mais provável que os planos estabelecidos de fato deem certo.

#3) Liste primeiramente as receitas e despesas anuais

Cada família tem uma dinâmica de funcionamento diferente das demais. Mesmo assim é possível afirmar que em determinados períodos do ano pode haver a entrada de maiores quantias de dinheiro, bem como a necessidade de se pagar mais contas. Com base nessas informações, torna-se mais fácil saber quanto dinheiro restará para ser poupado, fazendo com que a organização financeira pessoal e familiar se torne mais estruturada.

#4) Adote o uso de uma planilha de gastos pessoais mensais

Para facilitar a tarefa de realizar um planejamento familiar, pode-se criar um modelo de planilha onde cada membro da família deverá ter anotado os seus gatos pessoais. Estas informações deverão servir para que no final do mês se saiba com mais clareza quanto houve de gastos e de entrada de dinheiro.

#5) Corte os gastos considerados supérfluos

Viver confortavelmente é algo que todos desejam, mas é importante analisar se alguns comportamentos estão fazendo escoar o dinheiro inutilmente. Esta etapa do planejamento se tornará mais fácil em decorrência do uso da planilha de gastos pessoais. Sempre que julgar necessário converse com a família para que se reforce a importância de se economizar.

#6) Faça um acompanhamento das atividades financeiras da família

Quando se deseja atingir um objetivo de compra, por exemplo, é importante que se verifique periodicamente se as coisas estão no rumo certo para que isso aconteça. Caso a família procure verificar frequentemente o andamento dos planos, haverá maior possibilidade de que estes estejam convergindo para a realização das metas.

#7) Procure criar hábitos saudáveis de consumo

Esta parte, embora possa parecer difícil, depende apenas da criação de hábitos mais vantajosos de compra. Isso pode ser realizado ao se adquirir produtos à vista, aproveitando-se ofertas de lojas e supermercados ou até mesmo deixando de lado alguns eventos desnecessários. O importante é que se possa viver bem, sem desperdícios e em dia com a organização financeira pessoal.

Dica Bônus!

Sabemos que devido a correria do dia a dia, o trabalho, os estudos e o cuidado com os filhos, fica difícil ter uma rotina diária de controle de gastos. Nossa dica é que você crie um lugar (pode ser uma caixa, uma pasta ou uma gaveta) para guardar seus comprovantes, cupons fiscais e contas pagas. Dessa forma, você só precisa dedicar alguns minutos por mês para relacionar essas informações em uma planilha financeira. Assim você mantém suas finanças organizadas sem gastar muito tempo.

E você? Já fez seu planejamento financeiro? Tem algumas dicas para compartilhar com a gente? Conte-nos nos comentários abaixo.

Grande abraço!
Equipe Sacada Glass

 



Instagram Sacada Glass

No images found!
Try some other hashtag or username
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×